O Gimp

O Gimp, uma abreviação de GNU Image Manipulator, é nova opção de softwares livres dispostos a incomodar programas já consagrados no mercado. Pouco conhecido e sofrendo com preconceitos, o Gimp vai ganhando terreno, superando desconfianças e conquistando os computadores daqueles que precisam de uma boa e gratuita ferramenta de edição de imagens.


Sobre o software: O Gimp possui os recursos para ser utilizados na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criação de gráficos, logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital. Você encontra a última versão do software aqui: Gimp ou Gimp Brasil.

Como teremos pouco tempo para alcançar nosso objetivo, vamos aprender o básico para que seja possível fazer o nosso Fanzine. A partir daí será com vocês! São inúmeros os exercícios e as dicas sobre o Gimp na internet. Então vamos à primeira lição: Abrir o Gimp e preparar o arquivo que servirá de modelo para nossas páginas.

Preparando nosso arquivo: Com o Gimp instalado em seu computador, inicie o programa e em seguida crie um novo arquivo, selecionando Arquivo e Nova na Barra de Ferramentas . (Ctrl+N)


2) - Como estamos utilizando o Gimp para fazer um arquivo modelo das páginas do nosso fanzine, ele deverá seguir o padrão: 525 de largura e 750 de altura. Caso você esteja utilizando o Gimp para outro propósito, as medidas deverão ser de acordo com o que estiver definido para tanto.


3) - Salve o modelo em seu computador, lembrando que este arquivo será utilizado apenas de modelo toda vez que começarmos a fazer uma nova página do fanzine. Na Barra de Ferramentas selecione Arquivo e em seguida Salvar.


 4) - Na janela que se abre, escolhemos o nome do arquivo, o local onde vamos salvá-lo e outras opções avançadas que não utilizaremos. Salvaremos este arquivo com o nome de modelodepg.jpg. O local de salvar você escolhe, mas não se esqueça onde está pois utilizaremos o arquivo toda vez que iniciarmos uma  nova página do fanzine. OBS: Não se esqueça da extensão .JPG ao final do nome do arquivo. 


5) -Salvando o arquivo com a extensão correta (.JPG), uma janela se abrirá para que se escolha as configurações JPEG. Basicamente alteramos apenas a opção Qualidade de acordo com a finalidade do arquivo. As demais opções não serão alteradas.


Pronto! Temos o nosso modelo de página salvo e configurado. Agora vamos aprender a trabalhar com seleções.