Diagramar

Trabalhar com Camadas: Com as camadas temos total liberdade para alterar de forma independente cada elemento dentro do documento. Para tanto, a Janela das Camadas será a nossa principal companheira.  

Mas é preciso ficar atento: como o Gimp trabalha com 3 janelas distintas, é preciso ter certeza de que escolhemos a camada certa na Janela de Camadas e de que clicamos pelo menos uma vez na janela principal, para que nossas alterações realmente aconteçam.


2) - A ordem que a camada aparece na Janela de Camadas é a mesma ordem que a imagem aparecerá no documento:


Inserir Fotos: Repassadas as principais dicas sobre camadas, vamos aprender agora como inserir arquivo de imagem no Gimp. Com o nosso modelo de página aberto, vamos até a Barra de Ferramentas e selecionamos a opção Abrir como camadas. (Ctrl+Alt+O). Na Janela que se abre (Abrir Imagem) você escolhe o arquivo que deseja adicionar ao documento.


2) - Perceba que o arquivo de imagem é adicionado ao centro do documento e como camada. Para alterar o tamanho da imagem basta relembrar as ações da lição Redimensionar. Para mover a imagem dentro do documento, utilizamos a Ferramenta de Movimento. Repita a operação quando for adicionar outro arquivo de imagem ao documento.


Inserir texto: Escolha a Ferramenta de Texto (na Caixa de Ferramentas). Perceba que as configurações de texto (como fonte, tamanho, cor, etc) podem ser alteradas logo abaixo da Caixa de Ferramentas.


2) - Clique no documento com a Ferramenta de Texto. Na janela Editor de texto do Gimp que se abrirá insira o texto .  

Dica: Utilize o recurso de copiar (Ctrl+C) o texto no arquivo Word ou Open Office e colar (Ctrl+V) no documento de Gimp.



3) - Para ajustar o texto dentro do documento utilize os contos da seleção e altere as configurações da fonte na Caixa de Ferramentas. Arraste a janela para o lado porque não adianta fechá-la enquanto se altera o texto, ela se abre toda hora!


Dica: Para separar o texto em parágrafos, amplie a janela e recorte (Ctrl+X) a parte que deseja. Feche a janela, clique com a Ferramenta de Texto em outro local e cole a parte recortada. Assim, criamos outra camada de texto e repetimos a operação até ter a diagramação desejada.


 Salvar em Gimp: Antes de prosseguirmos é preciso salvar o trabalho feito. Mas como nossa página de fanzine agora contém várias informações independentes (camadas), o arquivo terá que ser salvo com a extensão .XCF, para que se preserve as informações em camadas. Escolha Salvar como (Barra de Ferramentas) e nomeie a página que foi criada com a extensão .XCF.


 Dica: Quando salvamos com a extensão .JPG arquivos que tem camadas (.XCF), o Gimp  dirá que é preciso exportar antes de salvar. Basta clicar em Exportar, na janela que se abre. Isto quer dizer que o Gimp vai achatar todas as camadas do arquivo em uma só, para poder salvar com a extensão .JPG.


Resumindo: salvar para preservar as camadas é .XCF; salvar para achatar todas as camadas em uma só é .JPG.

  
Pronto! Temos mais ou menos a página feita. Resta apenas finalizar a diagramação.