Fotos (evento) de skate

Básico da fotografia
 A fotografia, assim como o skate, permite uma liberdade tremenda de criação, sendo assim este curso não tem a pretensão de criar fórmulas ou regras justamente porque lida com dois assuntos extremamente distintos e completamente livres.

Por isso vamos seguir esta parte teórica como uma aula na qual irei expor alguns pontos que considero importantes na produção de fotos de skate em eventos, contando com a experiência de 13 anos que tenho nesta área e os mais de 3 anos de trabalho dentro da redação da revista Tribo Skate.

Muitos desses temas abordados também podem ser aplicados em sessões de skate na rua, tendo em vista que a linguagem que se deseja da imagem não se altera, assim como as configurações do equipamento também não.

1) Principais características

- Eventos:
Considerando que um evento de skate é uma ação que requer um certo grau de investimento, alguns - poucos - organizadores (particular/público) fazem questão de separar uma 'beirada' dos gastos para contratar um fotógrafo e garantir que este seja devidamente fotografado para o futuro. (valorização)
O objetivo de um fotógrafo em um evento é, em princípio, chegar ao final do dia com imagens das melhores manobras, executadas pelos melhores skatistas, de preferência com uma foto de ação muito boa do campeão.

E como todo evento segue um cronograma comum, no qual o melhor sempre fica mais pro final do dia, é prudente não sair fotografando logo de início para evitar ainda mais trabalho posterior de seleção e edição. O que não quer dizer que uma foto ou outra não seja feita neste período, porque também temos que pensar que forças externas como a chuva podem fazer com que o mesmo acabe antes do previsto. (visualização)

Atenção ao local que se guarda o equipamento e no momento em que se está dentro da pista são os principais cuidados que se precisa ter, afinal ninguém quer ter surpresas como 'sumiço' de mochila, skates acertando a canela ou trombadas indesejadas.

 Pensando em um 'pacote básico' para uma cobertura ideal, costumo entregar uma foto dos 3 ou 5 mais bem classificados (pódio) de cada categoria e uma média de 20 a 30 fotos de ação, com meia dúzia de ilustrações de ambiente, pessoas e situações.
2) Equipamento
Câmeras dslr, point & shoot e celular
Além da ferramenta principal (câmera), a fotografia de eventos com Dslr permite uma liberdade maior no uso de acessórios que irão incrementar a imagem final. O principal deles é o flash, que pode trabalhar de três formas: na sapata da câmera, através de cabo extensor ou com disparo remoto.

Flash on câmera, cabo extensor ttl e rádio-transmissor

3) Com a câmera na mão
Antes de tudo, é sempre bom lembrar de transportar o equipamento sempre desmontado. Levar corpo separado da lente evita danos à baioneta, que causa erros dos mais variados entre os dois componentes. (transporte)

Além, é claro, de se ter aquela mochila apropriada para carregar toda a tralha!

 Nunca é demais lembrar a postura para se manipular a câmera, com a mão esquerda servindo de apoio para o equipamento
Outro detalhe interessante que também é preciso ter atenção antes de começar a apertar o gatilho é conferir se o dióptrico está devidamente regulado. Esta chave serve para regular o grau em que se enxerga através do ocular do visor, então se você tem sua visão perfeita o mesmo deve estar no centro da medida. (regulagem)

4) Foco: manual ou automático?
Detalhe que também faz diferença, escolher entre foco manual ou automático, pra mim, está ligado diretamente ao tempo em que se tem pra fazer a foto. Sempre deixo no automático quando faltam aqueles poucos minutos para acabar o rolê e uso no manual em todas as outras situações.

E para tornar a nitidez ainda mais precisa, eu sempre ajusto o foco com o zoom no máximo. Caso a lente não tenha zoom, é possível usar também o zoom eletrônico no modo live view.

5) Enquadramento
Principal dica para quem quer acertar na foto, o enquadramento no skate tem que contemplar basicamente de onde o skatista vem e pra onde ele está indo. Valorizar o ambiente, destacar a arquitetura em meio à ação ou mostrar apenas a manobra são escolhas que devem ser consideradas de acordo com o desejo que se tem pra imagem.

Levar em consideração fotos horizontais e verticais! Sem esquecer de que a regra do terço nunca falha.

6)Arquivo
Um problema comum identificado no trampo de atualização de site é identificar skatista e manobra em meio a tantas fotos. Por isso sigo um padrão que facilita o trabalho de quem vai subir as imagens no site. Sempre assim: NomeDoSkatistaManobra.jpg, com cada um dos arquivos pesando no máximo 600kb, com 1.200 de aresta longa.

Dentro do processo de seleção e edição do material, trabalho exclusivamente no Ligthroom. No Photoshop apenas para aquelas fotos que irão para a edição impressa da revista e que merecem um ajuste maior. E também sempre fotografo em Raw, usando o arquivo em sua configuração menor para eventos e na sua qualidade máxima pra quando é revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário