Fanzine?

Definicão:


Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic.

Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política, com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo,vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais.

Também se dedica à publicação de estudos sobre esses e outros temas, pelo que o público interessado nestes fanzines é bastante diversificado no que se refere a idades, sendo errônea a ideia de que se destina apenas aos jovens, ainda que estes sejam concretamente os que mais fazem uso desse meio de comunicação.

Prova desta afirmação é a de que os primeiros fanzines europeus, especialmente franceses e portugueses, foram editados por adultos, dedicando-se ao estudo de históra em quadrinhos (ou banda desenhada). A sua origem vai encontrar-se nos Estados Unidos em 1929. Seu uso foi marcante na Europa, especialmente na França, durante os movimentos de contra-cultura, de 1968. Graças a esses movimentos, os fanzines são uma ferramenta amplamente difundida de comunicação impressa de baixos custos. No Brasil, desde a década de 1980 até hoje, os "zines" se converteram no meio de veiculação de idéias mais usado por punks e anarquistas.

Outra característica do Fanzine é que este está intimamente ligado à atividade cultural, à sua divulgação e ao prazer de ser fã de determinado assunto. Atualmente, contar quantos fanzines ou fanzineiros existem é tão difícil quanto encontrar um fanzine com periodicidade definida. Apesar das dificuldades, cada vez mais os Fanzines configuram-se como um fenómeno de comunicação alternativa.

Os Fanzines podem ser de música, poesia, cinema, fotografia, literatura, esportes, desenho, televisão, vídeo game, atividades de lazer, assuntos escolares, animais, moda, etc.

Fonte: Wikipédia

Nosso fanzine
Como cada participante fará seu próprio Fanzine, começamos com a reflexão de qual tema cada um irá desenvolver. Lembrando que é preciso ter vivência com a escolha, afinal você terá que argumentar e escrever textos voltados para o assunto escolhido. Sugestões de tema: Esporte, saúde, música, arte, literatura, atividade escolares, cinema, livros, gibis, carros, etc. A escolha do tema é livre!

Pensar no grupo de pessoas que lerão nosso Fanzine também é uma boa dica. Esta definição é importante para que possamos ter uma linguagem mais próxima do nosso público, para que a distribuição dos exemplares seja para pessoas interessadas no tema, entre outras ações.

Estrutura do fanzine:
Toda revista, jornal ou programa de rádio segue um roteiro. Pegando o exemplo da revista, temos a capa, contra-capa, editorial, propagandas, reportagens, notas, coluna social, entrevistas, etc. Portanto, devemos pensar também no roteiro que o nosso fanzine seguirá, da primeira até a última página. Nosso proposta e ter um fanzine de cinco páginas, portanto faça um rascunho de como o conteúdo será distribuído dentro dele.

Produção dos textos e das fotos:
Em seguida iremos pesquisar as matérias que serão divulgadas na primeira edição do nosso fanzine. Levando em consideração como as páginas serão preenchidas, ou seja, a estrutura do Fanzine, escolha temas que estão em evidência e que são de fácil busca de informações para se desenvolver o texto.

Pense também nas fotos e ilustração que ocuparão a página junto com o texto. É recomendável que se tire as próprias fotos para que a qualidade da informação passada seja a mais exclusiva possível. Pesquisar as imagens na internet também é válido, mas lembre-se de que toda a rede tem acesso às mesmas imagens que você está utilizando.

Escolhido o tema, definido o público-alvo e a estrutura do Fanzine, faça uma pauta para cada matéria, seguindo o modelo abaixo. Nosso fanzine terá cinco páginas de conteúdo, então teremos que desenvolver 5 pautas diferentes. Não se esqueça que a capa também é importante: pense na foto, as chamadas e informações que virão nela.

Desenvolva o máximo das matérias e se possível as imagens também. Estas ações são importantes porque no 2º dia começaremos a montar nossa página no Gimp.

Técnicas de escrita:
1º -Determine primeiro qual o leitor, o tema, o tom (humor, drama, tensão, etc) e a história.

2º -Faça um roteiro contendo os seguintes questionamentos:
O que aconteceu?
Quem está envolvido?
Quando aconteceu?
Por que aconteceu?
Onde aconteceu?
Como aconteceu?

3º -Elabore uma pauta com as respostas aos questionamentos acima.

4º -Leve em consideração as informações agregadas ao fato relatado e traga seu contexto para o texto.

5º -A partir da pauta e do contexto escreva o texto.

A matéria para revista precisa de uma abertura atraente. Seguir a lógica de começo-meio-fim não é obrigatório, mas ajuda na elaboração do texto:
Começo: É um resumo do que a matéria irá dizer;
Meio: É onde se desenvolve a explicação do tema e a explanação dos argumentos que conduzem o texto;
Fim: É a conclusão, as informações que fecham seu texto.

Dicas:
- Utilize dados de pesquisa, depoimentos, fatos do passado com fatos em evidência no jornalismo diário. Realce a imaginação do leitor ou conte uma história pessoal. Use frases feitas, faça trocadilhos, paradoxos, anedotas, etc.

- Faça um texto que o leitor tenha todas as informações para compreender o tema, mas nunca dê a conclusão para ele. Apresente apenas os argumentos e deixe que o próprio leitor tire sua conclusão.